top of page
WhatsApp Image 2023-10-09 at 11.04_edited.jpg

Kwarahy Tenetehar

Presidente da Wyka Kwara

Atuação: Articulação, conselheiro, acolhimento.

Sou Kwarahy Tenetehar, profissional da saúde/paramédico e instrumentação cirúrgica./ técnico em enfermagem, mento do tribunal indígena e da Wyka Kwara. Tenho habilidades artesanais em madeira, música, desenhos manuais. Fomentador do Direito, gestão, filosofia, política de gestão, conceitos de vivências e pedagogia originários indígena, As conquistas estão no campo das ciências humanas como a construção da Multiversidade Wyka Kwara e o Tribunal indígena. Tenho como valores a justiça originária, humanização, embientização humana e societização das outras sociedades que formam o todo natureza. Em tudo isto busco alcançar a retomada do poder de mando da nossa terra. Construir a constituinte indígena, construir as universidades indígenas.

Moara Tupinambá

 

Vice - presidente da Wyka Kwara

Atuação: Articulação, coordenação, comunicação e cultura.

Moara Tupinambá, Moara é artista visual e ativista das causas indígenas, é natural de Mairi (Belém do Pará), vive em contexto urbano. Sua ancestralidade genealógica origina-se da região do baixo Tapajós ( Vila de Boim e Cucurunã ). Atualmente faz parte do coletivo de mulheres artistas paraense MAR, sócia do Colabirinto e vice-presidente da associação multiétnica Wyka Kwara. Radicada em Campinas, é multiplataforma e utiliza: desenho, pintura, colagens, instalações, vídeo-entrevistas, fotografias e literatura. Sua poética percorre cartografias da memória, identidade, ancestralidade, resistência indígena e pensamento anticolonial. Fez parte da residência de artistas do MAM RIO 2021. Ganhou o 8º Prêmio de Artes do Instituto Tomie Ohtake em 2022, como também o Prêmio 67º Salão Paranaense do Museu de Arte Contemporânea do Paraná – MAC-PR em 2020.

WhatsApp Image 2023-10-09 at 11.03_edited.jpg
IMG-20230819-WA0106 - Socorro BR.jpg

Socorro Tupinambá

Atuação: GT Jurídico e articulação

Socorro Tupinambá, originaria de Santarém/Pará, Tupinambá com ancestralidade em Boim/Tapajós, formação acadêmica em Direito e Filosofia. Ativista em defesa da Mãe Terra. Atua no GT Jurídico da Associação Multiétnica Wyka Kwara e no Tribunal Originário Abya Yala de Justiça/Toaj

Cassis Guariniçara

Atuação: coordenação, articulação, acolhimento

Cassis Guariniçara – Nasceu no Grajaú/SP, sua família vem da Bahia. É coordenador da Associação Multiétnica Wyka Kwara desde 2020. É indígena trans não Binárie, atualmente é assistente da artista Moara Tupinambá, organizando agenda e relacionamento com clientes, como também atuando com apoio para produções de murais e exposições. É também artista multiplataforma, atuante no circo, música, dança contemporânea, mimica, artes plásticas. Em 2023 participou enquanto assistente de artista e produção do projeto “Nossa Ancestralidade indígena” para o Agosto Indígena do Sesc Campo Limpo; Organizou e foi assistente do Muralismo “Mirasawá” no Sesc São Carlos ; Organizou e foi assistente da exposição “Pindorama: Existem indígenas em SP”, na Alfredo Volpi (agosto/2023). Foi assistente da Moara Tupinambá na exposição “Ritos e Alegoria da Natureza”, na Zipper Galeria com curadoria de Ana Carolina Ralston. (julho/23).

WhatsApp Image 2023-10-09 at 12.49.45.jpeg
IMG_20230921_092800_334 - Mariana Beatriz Sousa.webp

Mariana Cambirimba

Atuação: Comunicação Wyka Kwara 

Olá! Me chamo Mariana Cambirimba, origem Potyguara e Nação Kariri. Sou bacharel em Arqueologia e Preservação Patrimonial, mas atualmente trabalho como escritora (sou poeta também). Estou cursando pós-graduação em Escrita Criativa, Roteiro e Multiplataformas. Meu foco é ghostwriting (escrita fantasma de não-ficção) e redação para sites/blogs otimizada para SEO. Fui Gerente de Projetos Especiais na Vice-Governadoria do Estado do Piauí, o que me rendeu experiência na área da economia criativa e em projetos com catadores de materiais recicláveis. Na Wyka Kwara atuo na Comunicação, contribuindo na elaboração de conteúdo e na organização. Atualmente em planejamento para a escrita do meu primeiro livro solo.

Thais Silva

Thais Silva

Atuação: Comunicação Wyka Kwara 

Artivista visual nativa de Mairi (Belém-PA), se inspira principalmente nas mulheres amazônidas e em sua cultura ancestral. Produziu trabalhos para empresas como Nivea, Grendha e Amazônia de Pé, é autora da HQ “Causos de Visagens para Crianças Maluvidas” (2022), além de integrar diversos grupos ativistas como o rede MARPARÁ, coletivo Quadrinistas Indígenas e Associação Wyka Kwara. Também desempenho trabalhos dentro da docência, design e produção cultural.

IMG_7118 - Tai Silva.jpg
selfie (1).png

Varusa

Atuação: Comunicação e Cultura Wyka Kwara 

Artista e mestranda em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG. Natural de Mairi (PA), minha arte e minha pesquisa é voltada para demarcar a presença indígena no contexto urbano e pelo fortalecimento e retomada da nossa cultura que resiste. Instagram: @_varusa.

Gaby Luz

Atuação: Comunicação e Cultura Wyka Kwara 

Travesti, Indígena de Mairi, multiartista, comunicadora, professora e pesquisadora. mestranda em arte, educação e mediação cultural na UNESP. Artista visual em reaproveitamento material e imaterial do mundo Sarita Themonia, co-articuladora do movimento de Themonias da Amazônia, colaboradora em Negritar Filmes e Produções e Casa Ojô, professora de Artes no Instituto CRIAR de TV, Cinema e Novas Mídias / SP.

IMG_5412 - Gabriela Luz.PNG
bottom of page